Orientações dos Projetos das Escolas

O que qualifica um bom projeto?

O objetivo do projeto é claro e sua justificativa é coerente com este.

Os recursos e os materiais sobre o assunto estão selecionados e disponíveis na hora de um trabalho.

A Professora sabe – a partir do levantamento dos conhecimentos prévios – o que os alunos conhecem e desconhecem sobre o conteúdo
em questão.

O conteúdo do projeto é significativo em si (porque permite o estabelecimento de grande número de relações) e é significativo para as crianças (porque admite que elas coloquem em jogo, para estudá-lo, tudo o sabem podendo avançar além do já sabido).

Os alunos conhecem e compartilham o objetivo do projeto.
·
O projeto amplia a compreensão do aluno sobre si e sobre o meio cultural.

O tema e os desdobramentos do projeto estão incluídos em práticas sociais concretas.

O projeto é composto de atividades desafiadoras que promovem a ação mental dos alunos e possibilitam diversidade de estratégias em suas produções.


O produto final do projeto dá visibilidade aos
processos da aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.

SECRETARIA DE EDUCAÇAO E DESPORTO


Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II

Projeto

Escola________________________localidade__________

Publico Alvo___________ Duração___________

Número de Alunos Contemplados_______

Carga Horária________

Considerando a estrutura do projeto solicitado pelo curso, temos algumas etapas já definidas previamente, conforme páginas 51 e 52 do Guia Geral do programa, as quais tomaremos como referência. Mas vale lembrar que a inserção de outras informações também é bem vinda e diríamos essencial a realização de um trabalho mais completo (introdução bibliografia, anexos... por exemplo) com relação às orientações do guia temos:

Temática: definição de um tema envolvendo a realidade do grupo a ser trabalho (uma dificuldade encontrada)

Problemática:
Formulação do problema que é o ponto de partida para o trabalho. O problema precisa ser significativo e relevante; precisa trazer alguma contribuição para o avanço ou sistematização do conhecimento ser claro e preciso. É o note para a elaboração de um projeto. Uma questão a ser respondida, focada mediante o seu desenvolvimento.

Fundamentação Teórica: Pesquisa do conteúdo do projeto. Define os conceitos e teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas. Nesse momento, o registro de estudos, posicionamentos, práticas desenvolvidas por profissionais na área em questão que fortaleçam.
Você organizará o texto que dará referência e sustentação a suas idéias e, principalmente contribui no desenvolvimento de seu trabalho.

Objetivos:
esclarecimentos do que se quer alcançar com o objetivo do trabalho.

Conteúdos por área: Responde algumas necessidades que são de caráter global e complexo e que são selecionados somente que cada um deles tem para uma determinada temática.

Metodologia: Define os passos a serem seguidos. Tem um caráter eminentemente ordenador, como uma agenda. Descrição de como será executar o trabalho. Quais são os procedimentos e estratégias a fim de se comprove a hipótese levantada. Operacionalização da proposta.

_______________________________________________

ETAPAS PREVISTAS:

Primeiro momento - escolha do tema

Segundo momento – conhecimentos prévios

Terceiro momento – pesquisa do conteúdo do projeto

Quarto momento – coleta de dados, pesquisa de campo


ETAPAS PREVISTAS POR DISCIPLINAS

AGENDA SEMANAL POR SÉRIE

ATIVIDADES PERMANENTES

_______________________________________________
Recursos: Material a

ser utilizado.

Cronograma:
Preparação, execução, avaliação e produto final.

Equipe de Trabalho: definição dos parceiros envolvidos na pratica do trabalho planejado. Quem são os envolvidos nas atividades definição de responsabilidades. Quando definidas área de trabalho; o que cada um deles realizará.

Avaliação: Analise das atividades dos resultados
propostas e executadas viabilizando a reflexão.

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