Relato Reflexivo

PROGRAMA
GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTAR II

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA


TP6
UNIDADES 21,22,23E24


FORMADORA:RICARDINA

TUTORA: ADRIANA
LEVINO


DURAÇÃO: 08 HORAS

DATA: 03/03/2010.



Está em contato com os nossos cursistas através das oficinas, nos possibilita conhecer e

compreender suas concepções. Perceber nos encontros, com discussões e debates os avanços e dificuldades encontradas sobre os TPS nos coloca na situação de investigadores que

necessita constantemente aprofundar com mais habilidade nossos momentos de estudos.



Acolher no primeiro contato do ano nossos professores cursistas nos motivou a levar uma
mensagem de doação refletida pelo texto rouxinol. Percebemos as tempestades de pensamentos, fazendo sempre r

elação com as práticas educativas, que como alguns disseram; QUE É DIFÍCIL, MAS QUE COMPENSA OS ESFORÇOS.



Ao enfatizar sobre as unidades tentamos lançar ao invés de comentários, perguntas, que possibilitou apresentar a linguagem e as suas construções por meio de argumentos e teses, despertando para a função da linguagem. Essa etapa foi também motivada pela intenção de apresentar aos cursistas as possibilidades e estratégias de tra

nspor para as salas de aulas cada texto argumentativo nas suas peculiaridades.



Certamente as unidades 21 e 22 propiciou o aprofundamento sobre argumentação e a linguagem. Como o planejamento da escrita exigem estratégias e habilidades tão necessárias nas produções textuais. Destacamos a estrutura do texto que vêm sempre ao encontro do tema transversais corpo e saúde acreditando ser

de grande valia na compreensão da temática.



No turno vespertino trabalhamos as unidades 23 e 24 que foram iniciadas com uma dinâmica que apresentava um

a problematizarão de um texto incompreensível.



Começando os trabalhos das unidades fizemos uma retrospectiva das unidades anteriores, aproveitamos as produções feitas pelos professores para que realizassem os processos de revisão e e

dição. O objetivo foi identificar os elementos necessários ao
desenvolvimento das estratégias de produção textual. Tivemos a atenção de articular as discussões sobre o assunto com as nossas práticas escolares.



Referindo-se a unidade 24 solicitamos a resolução das questões referente ao texto de Leo Cunha, com o propósito de analisa

r sobre o tratamento que é dado a leitura.



Por fim encerramos avaliando o encontro. Encaminhando os prazeres de casa e deixando o desafio de executar as ações com compromisso e clareza.

Momentos de Estudos:


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