Relatório de Oficinas

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMONTADA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
– GESTAR II

RELATÓRIO DA OFICINA – GESTAR II

UNIDADE 14 TP4 OUTUBRO


O PROCESSO DE LEITURA


O diferencial do programa Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II é o fato de que sua teoria é uma fundamentação aprofundada para as práticas educativas. Porque, se os conhecimentos adquiridos não surtem efeitos,o processo não está cumprindo com o seu papel fundamental, que é garantir a inserção de cada educando na cultura letrada.


Selecionar o que contemplar em cada oficina e o como fazer para que os cursistas consigam obter de cada seção as melhores estratégias, tem sido um cuidado constante. A cada encontro procuramos contribuir para que os assuntos tratados nos TPs possam ser ferramentas
eficazes nas atividades com os educandos.


Com o estudo da unidade quatorze confiamos que tenhamos favorecido a compreensão sobre como acontece os processos de leitura e os procedimentos adequados para atingir os objetivos de ler para aprender.


Queremos que as oficinas inspirem em nossos formandos? o desejo de fazer valer as diversas estratégias compartilhadas nos encontros presenciais, até porque, muitos daqueles assuntos já são conhecidos, mas com as formações eles são melhores direcionados e enriquecidos com as experiências e saberes de nossos professores.


A participação dos professores cursistas nos momentos de discussões sobre a transposição didática tem sido proveitosa pela receptividade
e aceitação do programa. Mas, percebe-se que alguns professores estão deixando de executar algumas atividades, o que culmina por comprometer o processo de formação, uma vez que resolver as atividades é fundamental para o entendimento dos assuntos tratados.


Todavia, em todas as etapas das oficinas temos
conseguido atingir os objetivos propostos. Nosso desafio vai ser obter de alguns cursistas mais seriedade com a sua formação para que esta seja refletida no trabalho com o público alvo. Posteriormente nosso trabalho será verificar o que está acontecendo de fato em sala, porque, embora façamos plantões pedagógicos, às informações ainda é superficial. Enfim, importante agora é o acompanhamento pedagógico para analisarmos com mais precisão as práticas de nossos cursistas.



FORMADORA: Ricardina José Magalhães

0 comentários:

Postar um comentário